Pastoral da Pessoa Idosa promove reunião de Reflexão e Avaliação neste sábado (19/07)

Angélica das Graças Firmo, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na igreja Nossa Senhora da Paz.
Angélica das Graças Firmo, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na igreja Nossa Senhora da Paz.

Em um bate-papo pela internet, Angélica das Graças Firmo, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Comunidade Nossa Senhora da Paz falou sobre o funcionamento deste serviço na Paróquia Santíssima Trindade e destacou a capacitação para novos lideres nos dias 5 e 6 de julho deste ano.

Inspirados pela narrativa da multiplicação dos pães e dos peixes (Mc 6, 31-44), os agentes da pastoral da Pessoa Idosa buscam, com suas informações, reunir a família, a comunidade e o poder público em um trabalho que pretende garantir mais vida, e vida em plenitude, para as pessoas que envelhecem. Durante a conversa, Angélica das Graças recordou a missão da pastoral é multiplicar informações para garantir saúde, bem estar e a capacidade de vida dos idosos.

Questionada sobre o funcionamento da Pastoral da Pessoa Idosa nas comunidades da Paróquia Santíssima Trindade, Angélica destacou que o trabalho é feito principalmente por meio de visitas domiciliares, promover a leitura e a partilha da Palavra de Deus junto aos idosos das casas visitadas. Além de ajudar as pessoas a alimentar-se do Espírito Santo de Deus, os agentes buscam orientar os idosos e seus familiares sobre as necessidades da pessoa que chegou a essa etapa da vida, conforme a necessidade de cada um.

Angélica acentuou que os encontros ocorrem uma vez por mês e que durante as visitas diversos assuntos são tratados com os moradores das casas. “Nas visitas falamos sobre tudo, principalmente, sobre temas relacionados à saúde, alimentação, nutrição, ingestão de líquidos, retiradas de tapetes dos corredores da casa, além de compartilhar informações sobre os direitos e valores da pessoa idosa”, destacou. Para receber a visita de agentes da Pastoral da Pessoa Idosa, os idosos ou algum de seus familiares podem entrar em contato com a Secretaria Paroquial ou procurar por eles nas comunidades e providenciar o cadastro. Atualmente, cerca de 130 pessoas já são acompanhadas pela pastoral em toda a paróquia.

A fé ilumina o mistério da idade e infunde serenidade à velhice” (João Paulo II)

Para que as visitas tenham qualidade e possam contribuir efetivamente para a melhor organização da vida do idoso e de seus familiares, a Pastoral da Pessoa Idosa oferece orientação e formação para todos os seus agentes, conhecidos, assim como na Pastoral da Criança, como lideres. Nos momentos de formação, os lideres são convidados a viver uma espiritualidade encarnada na experiência pastoral de Jesus Cristo.

Após as visitas aos idosos cadastrados, os lideres se reúnem em uma RRA – Reunião de Reflexão e Avaliação. Esse encontro, que também ocorre uma vez por mês, tem o objetivo de promover a unidade entre os agentes pastorais e é um espaço de formação e reflexão de todo o grupo. “Somos inspirados por uma passagem bíblica, na qual nos entendemos como pessoas que caminham com e como Jesus Cristo (Lc 24, 13-35)”, afirmou Angélica, ao promover o convite para quem quiser colaborar com as atividades da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Santíssima Trindade.

A próxima Reunião de Reflexão e Avaliação (RRA) será realizada no próximo sábado (19/07), às 17 horas, na igreja Nossa Senhora da Paz. Essa atividade conta, geralmente, com a direção espiritual dos padres da paróquia, seja o pároco, padre José dos Passos, sj ou o vigário paroquial, padre Miguel Elousa, sj.

Capacitação de Novos Líderes

Capacitação de novos lideres para a Pastoral da Pessoa Idosa
Capacitação de novos lideres para a Pastoral da Pessoa Idosa

O último encontro de capacitação para novos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa reuniu 16 pessoas, nos dias 5 e 6 de julho, na comunidade Nossa Senhora da Paz. Durante o encontro, os participantes conheceram a organização e a estrutura de trabalho da pastoral que nasceu, em setembro de 1993, também por iniciativa da Dr.ª Zilda Arns Neumann, conhecida internacionalmente por fundar a Pastoral da Criança.

O encontro reuniu 9 agentes da comunidade Nossa Senhora da Penha, 2 da comunidade Santo Inácio e 5 da comunidade Nossa Senhora da Paz. Cada uma, das três comunidades, conta com uma coordenação local, além de contar com a colaboração e acompanhamento da coordenação paroquial da Pastoral da Pessoa Idosa.

Envio

Na celebração eucarística do domingo (06/07), na comunidade Nossa Senhora da Paz, padre José dos Passos enviou os participantes do encontro de capacitação para a missão junto às suas comunidades de origem. Em um momento, após a homilia, o pároco da Paróquia Santíssima Trindade convidou toda a assembleia a elevar as mãos sobre os novos lideres e pediu a benção de Deus sobre a vida e sobre o trabalho de todos eles.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s