Conselho Pastoral Paroquial define sua identidade e estabelece novidades para a Festa da Santíssima Trindade

em

20140407_221118Coordenadores de comunidades e de pastorais da Paróquia Santíssima Trindade definem o modelo de funcionamento do Conselho Pastoral Paroquial em uma reunião que também apontou novidades para a comemoração da festa da Santíssima Trindade em 2014.

Reunidas na secretaria paroquial na noite da última segunda-feira (02/06), as lideranças da paróquia fecharam as discussões sobre a organização e funcionamento do Conselho Pastoral Paroquial, o CPP. De acordo com a proposta aprovada, este conselho será formado por um representante de cada pastoral organizada em nível paroquial, além dos movimentos e das organizações. Também terá um lugar de representatividade no conselho, as congregações religiosas femininas e os jesuítas, além do pároco padre José dos Passos e dos vigários padre Miguel e padre Donizeti.

Os coordenadores de comunidades, que antes se reuniam como Conselho Administrativo Paroquial, também irão integrar o CPP, tendo a prerrogativa de que quando houver a necessidade da definição de questões financeiras e administrativas, estes irão se reunir em um momento oportuno, antes da reunião com os coordenadores pastorais e demais representantes.

As reuniões assim estabelecidas ajudam a evitar os atropelos de datas e eventos entre pastorais e comunidades, destaca Gil, integrante da coordenação ampliada da comunidade Bom Jesus. “Agora, com todos reunidos em um mesmo espaço, no mesmo horário e como o mesmo objetivo, tudo vai ficar ‘clarim, clarim'”, ponderou.

Autor da sugestão de unificação dos conselhos, Marcelo Barbosa, coordenador da Pastoral da Juventude, destacou ser preciso dialogar com os coordenadores de pastorais que ainda estão faltosos à reunião devido a importância deste espaço, que agora congrega comunidades e pastorais para um trabalho unificado e que segue a mesma direção, a partir das deliberações paroquiais. Luciene Bernardes, da Área de Catequese sugeriu que o pároco oficializasse uma carta para estes coordenadores e também às suas pastorais, no intuito de que nenhuma força pastoral fique sem representação no CPP.

Uma das principais necessidades aos conselheiros, a formação, será tratada no Conselho Pastoral Paroquial por uma comissão constituída em abril e que nos próximos meses cuidará das definições das temáticas a ser trabalhadas como processo de capacitação dos representantes de pastorais e de comunidades no CPP. Estão nessa equipe, Ana Maria Fontes, coordenadora da igreja Santo Inácio, Luciene Bernardes, o pároco, Padre José dos Passos, Padre Elton Vitoriano e Marcelo Barbosa.

Rezemos à Trindade Santa para que esta nova configuração do CPP nos ajude a sermos cada vez mais uma Igreja promotora da Cultura do Encontro como nos sugere o Papa Francisco.

Festa da Paróquia com missas nas comunidades que já celebram a Eucaristia nas manhãs de domingo

O questionamento apresentado pelo vigário paroquial, padre Miguel Elousa, contribuiu para reflexão e tomada de importante decisão para organização da Festa da Santíssima Trindade em 2014. Além da solene eucaristia, que neste ano será celebrada às 17 horas na comunidade Santo Inácio, missas serão realizadas na manhã do domingo (15/06) nas igrejas Nossa Senhora da Paz, Penha, Guia e Bom Jesus.

Consciente das dificuldades de pessoas que não conseguem ou que não podem participar da única celebração realizada na paróquia por ocasião da festa da Santíssima Trindade, padre Miguel questionou se é possível haver missas também na parte da manhã naquelas igrejas que já fazem este encontro regularmente, no caso, as comunidades Nossa Senhora da Paz, Penha, Guia, Santo Inácio e Bom Jesus do Belo Vale.

Após um debate sobre as dificuldades e possibilidades que esta alteração poderia causar à organização da festa, os conselheiros apoiaram o questionamento feito pelo padre Miguel e decidiram por garantir a celebração eucarística nas comunidades citadas, com exceção da comunidade Santo Inácio, que já estará envolvida nos preparativos da Solene Eucaristia, que será presidida pelo bispo referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC), Dom Wilson Angotti.

Os coordenadores foram orientados a falar da missa que acontecerá, normalmente, nas quatro comunidades, mas dando o devido destaque à Celebração Paroquial. “Temos que ter em mente que é uma festa única, que é a festa da paróquia. E como é festa da paróquia, eu e você, todos nós devemos celebrá-la com alegria”, destacou Delcídia Silva, coordenadora da comunidade São José, que complementou: “vamos festejar, vamos motivar porque é o aniversário da nossa paróquia. É a festa do nosso padroeiro”, concluiu.

Transporte nas comunidades

Como em todos as outras edições da Festa da Santíssima Trindade, será oferecido o serviço de transporte, gratuito, para as comunidades mais distantes e com o objetivo de facilitar a vinda de pessoas mais idosas e com dificuldades de locomoção. Confira a escala do transporte:

ÔNIBUS 01 – Sai da igreja São José e depois embarca fieis da igreja São José de Anchieta e Nossa Senhora da Penha.
ÔNIBUS 02 – Sai da igreja Nossa Senhora da Guia e depois embarca fieis na igreja Nossa Senhora da Penha.
ÔNIBUS 03 – Sai da igreja Nossa Senhora da Paz e vai direto para a igreja Santo Inácio.

O horário de saída dos três ônibus está previsto para as 15h30. Lembramos que o transporte é gratuito. Para os integrantes das comunidades Bom Jesus e Santo Alberto Hurtado foi sugerido a realização de um mutirão de transporte com carros dos integrantes das duas comunidades.

10366171_779151232115261_4137332187226999731_n

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s