Roda de Conversa busca motivar participação dos fieis nas questões de Saúde Pública em Santa Luzia

em

DSCF9682A iniciativa da Paróquia Santíssima Trindade tem motivado que fieis de suas igrejas participem de discussões sobre questões sociais que envolvam a vida dos moradores dos bairros da rede de comunidades. Ocorrida na noite da última terça-feira (13/05), a Roda de Conversa sobre a situação da saúde pública em Santa Luzia levou cerca de 20 pessoas ao Espaço Providência, na comunidade Nossa Senhora da Penha, no Palmital. Os participantes da segunda roda de conversas – a primeira ocorreu no início do mês na Igreja da Guia – todos suários do Sistema Único de Saúde apresentaram experiências vividas nos postos de saúde e no pronto atendimento, localizados na região da paróquia, e a situação descrita por eles não é muito animadora.

Os relatos dos participantes dão conta de que o atendimento em alguns dos Postos de Saúde da Família (PSF) é feito de qualquer forma, sem que os profissionais prestem a devida atenção aos usuários. A coordenadora da Área Social da Paróquia Santíssima Trindade, Maria de Fátima, afirma que estas situações podem ser vencidas com informação. “As rodas de conversa são uma ferramenta para que possamos repassar informações de como os usuários podem ajudar a melhorar a saúde em nossa cidade”, disse. Para que tenha um bom atendimento, Maria de Fátima sugere que os usuários ajam sempre com cortesia, perguntando o nome do atendente e depois indagando sobre o serviço que precisa. “Quando o servidor lhe negar uma resposta ou te tratar com ignorância, você terá o nome dele e a unidade no qual ele trabalha. Assim a sua informação servirá para que este trabalhador receba as devidas sanções”, concluiu Maria de Fátima.

20140513_210936Segundo Maria das Graças, coordenadora da comunidade Nossa Senhora da Penha, o trabalho dos servidores nos postos é prejudicado pela falta de uma boa estrutura das unidades e também pela falta de profissionais concursados e efetivos no serviço. “São muitos os trabalhadores inexperientes, que não sabem como lidar com as situações muito complicadas enfrentadas por alguém que sofre alguma dor no corpo”, destacou.

Além dos problema relacionados ao atendimento, outros participantes destacaram a dificuldade em marcar cirurgias devido à falta de um cardiologista que promova os exames do risco cirúrgico. A cidade permanece sem os serviços do SAMU, mesmo recebendo do Governo Federal a parcela de R$ 25 mil para a manutenção do serviço na cidade, como destacou a vereadora Suzane Duarte (PT). Para complementar os problemas, a vereadora ainda recordou que já não nasce uma criança em Santa Luzia há mais de 400 dias, devido ao fechamento da maternidade do Hospital São João de Deus.

É PRECISO PARTICIPAR PARA MUDAR A REALIDADE

Nas reuniões do CMS ouve-se que o executivo municipal busca humanizar a saúde, mas na prática isso está longe de acontecer, uma vez que as necessidades apresentadas pela população não são ouvidas prontamente, recordou Maria de Fátima, ao destacar que não adianta só reclamar com os vizinhos e se irritar com profissionais que em muitos casos já trabalham sobrecarregados.

Mesmo com todas os problemas apresentados pelos usuários, Maria de Fátima destacou que as mudanças na saúde pública de Santa Luzia só irão ocorrer quando a população realmente se envolver nas discussões promovidas pela sociedade. “É preciso que ocupemos os lugares de decisão, como a Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), para que a saúde na cidade seja realmente modificada e humanizada”, afirmou.

Também presente no encontro, a vereadora Suzane Duarte (PT) destacou a importância de iniciativas com a desenvolvida pela Paróquia Santíssima Trindade. “As rodas de conversa demonstram um amadurecimento da comunidade, que com seus fieis tem buscado dialogar e promover o envolvimento deles na luta para que o direito à saúde seja preservado e garantido a todos que dela precisam em nossa cidade”.

Caso você queira se incluir neste espaço de conversas pela melhoria da saúde em Santa Luzia busque se informar sobre as próximas rodas de conversa agendadas pela coordenação da Área Social da Paróquia Santíssima Trindade.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s