Encontro de formação para lideranças jovens debate afetividade e ressignificação de sentidos

em

20140504_102315Com um desejo de recomeço e diálogo fraterno, a Pastoral da Juventude (PJ) deu início, no último domingo (04/05), ao Tempo de Formação para Lideranças Jovens da Paróquia Santíssima Trindade. Tendo o estudante jesuíta Gilmar Pereira como assessor do encontro, os 15 jovens participantes puderam experimentar por meio da arte uma busca pela ressignificação de sentimentos e afetos.

O tempo de formação está dividido em cinco encontros para as lideranças dos grupos e comunidades da paróquia e busca trabalhar as cinco dimensões para a formação integral do jovem. Para o coordenador da PJ na paróquia, Marcelo Barbosa, os encontros irão possibilitar muito mais do que apenas um tipo de formação. “Os líderes vão poder dialogar entre eles e partilhar com o outro novas alternativas e possibilidades de trabalho com seus grupos”, disse.

O encontro

Trabalhar a dimensão psico-afetiva do jovem, tendo a arte como mote, foi o objetivo do primeiro encontro do Tempo de  Formação. Buscou-se tornar visível a necessidade de valorizar os afetos que fazem do individuo se tornar uma pessoa. “Eu me reconheço, a partir do momento em que reconheço o outro”, afirmou Gilmar Pereira ao destacar a arte para além da lei, o que faz dos artistas, pessoas afetadas pela realidade o tempo todo.

Nos grupos de jovens se faz necessário estar afetado com as experiências do outro para que a vivência seja saboreada e partilhada. Para ajudar os jovens a entender o processo dos afetos e da ressignificação de sentidos dentro da experiência grupal, Gilmar Pereira partilhou uma dinâmica utilizada pela coreógrafa alemã, Pina Bauscher. A coreógrafa cria danças a partir dos movimentos emitidos por pessoas quando questionados por algum motivo.

“Quando você tem um amor e este foi embora, quais as sensações que a situação trazem ao seu corpo?” Com esta pergunta, Gilmar retirou cinco movimentos dos presentes e com eles construiu uma coreografia.

 

As respostas e as sensações experimentadas podem ser muitas, mas aquelas mais especiais ficarão para sempre marcadas na memória. Para os grupos de jovens é preciso que as experiências estejam além das palavras. “Para nos encontrarmos com a gente mesmo e com o outro é preciso irmos para além dos suportes e da superfície” destacou Gilmar.

“A experiência da arte não tem um pra que,  mas um porque e por isso a experiência de Deus de ser transcultural”, afirmou Gilmar ao recordar que tanto as Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) e a Renovação Carismática Católica (RCC) instrumentalizaram a música e a dança. O que antes era feito livre e aleatoriamente pelos integrantes foi sendo coreografado, limitando as possibilidades da experiência de Deus, no contato com o próximo. O grupo de jovens é lugar em que todo mundo pode estar envolvido nesta busca da percepção da presença de Deus em todas coisas, seja na sombra ou na luz.

Ao avaliar o primeiro encontro, os jovens destacaram a necessidade de acrescentar novas experiências aos grupos em que participam, além de perceber que o contato com o diferente, com os outros grupos e pessoas faz reacender o sentimento e a vontade de trabalhar em grupos e nas comunidades. Para a coordenadora da Pastoral da Catequese na paróquia, Luciene Bernardes, a objetividade do encontro mereceu o destaque. Fala que encontrou complemento com a avaliação da coordenadora do grupo Art Jovem, Michelle Martins. “Com foco e organização, tendo cada encontro uma temática segundo as dimensões da formação integral do jovem, vamos ir muito além, percebendo aos poucos os frutos da vivência comunitária e paroquial também nas ações das juventudes”, afirmou.

Para Márcia Almeida, integrante da Pastoral da Comunicação, cada um tem uma vivência e as mudanças ajudam a resgatar o afeto, e ressignificar este afeto. “É preciso que sejamos ponte, parceiros e amigos”, concluiu.

O segundo encontro do Tempo de Formação está agendado para o dia 22 de junho, das 8 às 12 horas, tendo como tema a espiritualidade do jovem.

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s