Busca por identidade e ciclo de formação são assuntos da reunião da Pastoral da Juventude

em
jovens se reuniram nesse domingo (23/03) na Igreja Nossa Senhora da Paz
jovens se reuniram nesse domingo (23/03) na Igreja Nossa Senhora da Paz

Um ano para marcar o reencontro, a partilha e a constituição de uma identidade juvenil para o trabalho com jovens na Paróquia Santíssima Trindade. Assim poderia ser resumida a reunião da Pastoral da Juventude (PJ), realizada na manhã do último domingo (23/03) na comunidade Nossa Senhora da Paz.

Ao contar com a presença de coordenadores dos grupos de jovens das comunidades Anchieta, Guia, Penha, Paz e Bom Jesus, o sentimento de corpo e a busca pela unidade na diversidade dos dons de cada uma dessas comunidades foi destacado pelo coordenador da PJ, Marcelo Barbosa. “É muito bom rever as lideranças jovens reunidas nesta tarefa de evangelização da juventude. 2014 deve ser um ano de nos unirmos, colocar nosso melhor nesta missão confiada aos jovens.”, disse.

Os projetos da Pastoral da Juventude para este ano necessitam da plena adesão das lideranças jovens e dos grupos juvenis para que realmente tenham efeito na vida das comunidades de fé. A proposta de um ciclo de formação, apresentada e consolidada na Assembleia das Juventudes, promovida pela PJ no início do mês (09/03), foi classificada pelo jovem Ariel Geraldo como uma “oportunidade de promoção de diálogo entre as novas lideranças e os antigos assessores da pastoral”.

PROJETO DE FORMAÇÃO INTEGRAL

O projeto de formação integral busca inflamar entre as lideranças juvenis da paróquia a busca pelo entendimento de que é nos grupos de jovens que os participantes serão convidados a se constituir como agentes transformadores da realidade em que vivem. É nos grupos que os jovens encontram possibilidades de se entender enquanto pessoa, comunidade e enquanto agentes socialmente integrados ao mundo, que lhes esperam para a missão, seja na igreja, na escola, no trabalho ou na família.

“Preparar e formar lideranças é um ponto importante, tanto para a pastoral quanto para as nossas comunidades”, destacou a coordenadora do grupo Art Jovem, Michelle Martins ao prever que a renovação das lideranças juvenis também conta como ponto de fortalecimento da nossa ação de evangelização.

Já a representante do grupo Jovens da Paz, Amanda Carla, considerou a possibilidade de direcionamento que a formação dará aos grupos da paróquia, tendo em vista que durante os encontros da formação integral, os participantes irão produzir o conteúdo que será trabalhado nos grupos da paróquia. “Com o material teremos como melhorar os encontros dos grupos, já que os temas serão atuais e próximos da realidade da nossa igreja”, ponderou a jovem.

Voltados para jovens de todas as comunidades, os encontros da formação integral devem ocorrer nas manhãs de domingo, a principio, nos dias 4 de maio, 8 de junho, 6 de julho, 3 de agosto e 7 de setembro.

SEMANA SANTA

O programa da Semana Santa Jovem de 2014 prevê a realização de momentos de partilha e a subida à Serra da Piedade no Domingo de Páscoa, assim como no ano passado. A proposta busca incluir os jovens nas celebrações deste tempo forte de oração que é o Tríduo Pascal.

Uma equipe foi composta neste domingo (23/03) para prepara o material que será utilizado nos momentos de partilha e também na serra.

A programação prévia prevê a participação dos jovens na Missa da Unidade, no Mineirinho, no Ato Litúrgico da Paixão do Senhor, na sexta-feira da Paixão, e na Vigília Pascal, no sábado Santo, nas comunidades. Já no Domingo de Páscoa, os jovens farão a subida à Serra da Piedade, onde também irão celebrar a Ressurreição do Senhor, na missa geralmente presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Azevedo.

ENCENAÇÕES DA PAIXÃO DE CRISTO

Para contribuir com o trabalho dos grupos de jovens que neste ano irão apresentar a Encenação da Paixão de Cristo, a Pastoral da Juventude e a Paróquia Santíssima Trindade irão promover no domingo (06/04) na comunidade Nossa Senhora da Penha, uma manhã de espiritualidade e formação para os atores e atrizes.

As comunidades Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora da Guia e Bom Jesus do Belo Vale irão se apresentar neste ano. Já o Grupo Art Jovem e a comunidade Nossa Senhora da Penha optaram por não realizar a peça neste ano, para trabalhar no desenvolvimento de um novo texto para 2015.

Pastoral da Juventude - coordenadores e representantes de grupos de jovens
Pastoral da Juventude – coordenadores e representantes de grupos de jovens

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s