Encontro da PASCOM-BH conta com participação de jovens da Paróquia

Márcia Regina Martins 

Um encontro promovido pela Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, na tarde do último sábado (08/02), contou com a participação de dois representantes da Paróquia Santíssima Trindade. Os jovens Márcia Regina Martins e Marcelo Barbosa participaram da atividade, que registrou a presença de outros 70 agentes pastorais de paroquias e foranias da região.

Conduzido pela Irmã Maria Alba, coordenadora da Pascom-BH, o encontro teve o objetivo de demonstrar o quanto a Pastoral da Comunicação é importante para foranias, paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte. A formação ministrada por Maria Alba abordava o sentido evangelizador da pastoral, com especial atenção à ação de Jesus como pastor, neste convite ao trabalho missionário, comunitário e pastoral.

“A comunicação gera comunhão e processos que geram sociedades, comunidades solidárias e justas”, afirmou a comunicadora, que a partir dessa formação convidou os agentes a perceber os primeiros passos para a comunhão e um trabalho que possa proporcionar ao próximo o amor, a participação, o movimento de se comunicar, de se ver e ser visto pelo outro.

A junção da pastoral com a comunicação é a união dos dois universos, a comunicação com temas humanos, antropológicos e sociais e a pastoral com um caráter mais simbólico e teológico. O homem sendo sujeito da comunicação é ser que se relaciona, convive, compartilha, e por isso, comunicar-se é vital, é um convite ao tornar comum e à participação. “O sentido da pastoral é a mais plena forma de amar o próximo, orientar, refletir, transformar e trazer possibilidades para pensar nas ações de Jesus e dar continuidade a sua missão”, afirmou a coordenadora ao destacar a dimensão cristã da comunicação.

Além da Paróquia Santíssima Trindade, outras três paróquias da Forania de Santa Luzia enviaram representantes para o encontro.

Estamos no início do processo de criação da Pastoral da Comunicação na Paróquia Santíssima Trindade, caso tenha interesse em ser um colaborador e agente desta nova pastoral, faça contato por meio do e-mail: mbcriarte@gmail.com. Ficaremos felizes com sua participação.

Encontro regional da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foto (crédito): PASCOM-BH
Encontro regional da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foto (crédito): PASCOM-BH

Obrigado por comentar e compartilhar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s