Há duas semanas iniciamos a divulgação da Liturgia Diária na Fanpage da Paróquia Santíssima Trindade no Facebook. Tem sido muito gratificante compartilhar com todos os nossos fãs, a Palavra de Deus, que pode ser rezada em sintonia com a Igreja Universal.
A beleza destes espaços proporcionados pelo universo midiático pode ser descrito também pelo desejo das pessoas de bem em colaborar com o que é produzido e disponibilizado em nossa página.
Compartilhamos para vocês a colaboração com o texto litúrgico do dia 15 de janeiro, produzido pelo Padre Valdir Marques, sj.
Quero colaborar com meu comentário à Liturgia diária deste dia 15 de janeiro, 1ª Semana do Tempo Comum. Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos (Mc 1,29-39). E Jesus andava por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios (Mc 1,39).
Com o Evangelho de hoje continuamos vendo como Jesus deu início a sua “Vida Pública”. Desta vez o Evangelho tem três partes.
A primeira é a cura da sogra de São Pedro. Está em Mc 1,29-31. Entendamos bem: não foi somente um favor que Jesus fez a São Pedro. Foi um sinal: Jesus devia realizar o Reino de Deus em ações claras. E curar pessoas era uma destas atividades que comprovavam a chegada do Reino de Deus.
A segunda é continuação dos exorcismos e curas de doenças. Está em Mc 1,32-34. Também aqui estas curas de Jesus não são simples favores aos doentes ou possessos. Curar doentes e expulsar demônios eram sinais da chegada do Reino de Deus. Todas as pessoas que viam os exorcismos de Jesus sabiam disto. De fato o profeta Isaías anunciava curas de cegos, coxos, mudos, possessos como sinais da chegada do Reino de Deus. Basta ver Is 29,18; 35,5-6; 42,7; 61,1.
A terceira é a descrição de como Jesus se preparava na oração para tudo o que devia fazer entrando em União com Deus. De fato o Evangelho diz que Ele passou a noite em oração (Mc 1,35). Somente depois Jesus declara que devia ir para outras cidades e começar a pregar o Reino de Deus nas sinagogas, pois até aquele momento não tinha feito isto.
Hoje, portanto, aprendemos um pouco mais sobre o início da pregação de Jesus. A cada dia um pouco nos é ensinado pelo Evangelho na Liturgia da Palavra. Tiremos todo o proveito possível. Mas façamos isto vendo as cenas, ouvindo as pessoas, contemplando Jesus, observando sua fisionomia em tudo o que faz e diz. Aprendamos com Ele a cumprir também nós nossa missão neste mundo, afirmando nossa fé na Salvação que Jesus nos trouxe.